Não é incomum que pessoas que fazem uso de alguma medicação para ajuste da função de tireoide não saibam se têm hipo ou hipertireoidismo. Esse é seu caso? Então, vamos aprender como diferenciá-los!
A tireoide é uma glândula que fica na região anterior do pescoço e que é responsável pela produção de T3 e T4, os famosos hormônios tireoidianos. Esses hormônios são importantes na regulação do nosso metabolismo e, consequentemente, no funcionamento de todos os órgãos do corpo humano.
Mas, para que haja a produção de T3 e T4 é necessário o estímulo de um outro hormônio chamado de TSH. Esse hormônio é produzido pela hipófise e é responsável por estimular as células que compõem a tireoide a realizarem a produção e liberação de T3 e T4.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo acontece quando há uma menor produção de T3 e T4. Por esse motivo, no hipotireoidismo os principais sintomas estão relacionados a hipoatividade do organismo, ou seja, cansaço, queda de cabelo, unhas fracas, intolerância ao frio, constipação, dificuldade de concentração, perda de memória.
A causa mais comum é a doença autoimune da tireoide, também denominada Tireoidite de Hashimoto. Nessa doença, ocorre a destruição gradual da glândula e, consequentemente, redução da produção e liberação de T3 e T4 na circulação sanguínea.
Dentre outras causas estão a retirada cirúrgica parcial ou total da tireoide e a terapia prévia com iodo radioativo (radioiodoterapia).
O tratamento do hipotireoidismo é feito com levotiroxina, que é o hormônio T4 sintético. A dose dessa medicação é definida pela dosagem de TSH e T4 livre. Por se tratar de um hormônio, recomenda-se que não se faça uso ou ajuste sem orientação médica.
Hipertireoidismo
O hipertireoidismo, por sua vez, acontece por um excesso dos hormônios tireoidianos na circulação sanguínea. Por isso, dentre os sintomas frequentes estão perda de peso, tremores, agitação, ansiedade, sensação do coração disparar, insônia, diarreia ou aumento das evacuações diárias, intolerância ao calor, sudorese abundante.
Existem várias causas de hipertireoidismo. Dentre as causas mais comuns estão a Doença de Graves, nódulos tireoidianos produtores de hormônio e uso inadequado de hormônios tireoidianos.
A Doença de Graves é uma doença auto-imune em que um anticorpo estimula a tireoide, levando a maior produção e liberação de T3 e T4. Alguns nódulos tireoidianos podem também produzir hormônios em excesso.
Pode ser um nódulo único ou vários nódulos. E, por fim, o uso inadequado, em excesso de levotiroxina pode também levar ao hipertireoidismo.
O tratamento do hipertireoidismo dependerá da sua causa. Entre as terapias estão as drogas anti-tireoidianas, como o tapazol e o propiltiouracil, que reduzirão a produção de T3 e T4, a cirurgia e a radioiodoterapia. Cada um dos tratamentos tem suas indicações e contra-indicações. Procure um médico para mais orientações.