Alcoolização de nódulos da tireoide: o que é, quando fazer e vantagens
Procedimento minimamente invasivo, a alcoolização da tireoide é uma alternativa à cirurgia para retirada de nódulos quando necessário. Saiba como se faz esse procedimento, quando ele é uma opção e mais.
Alcoolização de nódulos da tireoide: o que é?
Também chamada de ablação química por etanol, a alcoolização da tireoide é um procedimento minimamente invasivo. Ele começa com a aspiração do conteúdo do nódulo com uma agulha fina guiada por ultrassonografia.
Na sequência, a equipe médica injeta álcool puro dentro da cavidade que restou. O álcool provoca uma inflamação controlada nas paredes dos nódulos, fechando o espaço e impedindo que ele retorne à sua forma original.
Essa é uma forma de tratamento sem cirurgia para nódulos tireoidianos quando é necessário removê-los. Isso pode acontecer quando essas formações provocam desconforto ou alterações estéticas nos pacientes – mas apenas em casos de nódulos benignos.
Como é o procedimento
Para realizar a alcoolização de nódulos da tireoide, médicos começam limpando o pescoço do paciente. Na sequência, eles aplicam anestésico local na pele – e, guiados por ultrassonografia para entender a localização exata dos nódulos, usam uma agulha muito fina para aspirar o conteúdo deles.
Com os nódulos vazios, injeta-se o álcool da mesma forma, com uma agulha. Ele é mantido ali por alguns minutos e, posteriormente, aspirado.
A maioria dos pacientes relata apenas desconforto leve durante o procedimento. É comum, por exemplo, haver sensação de ardência e pressão momentânea. Após o procedimento, pode haver vermelhidão e dor leve, sintomas facilmente controláveis com compressas frias e analgésicos simples.
Quando a alcoolização da tireoide é uma opção
Em geral, esse tipo de tratamento sem cirurgia é uma opção para casos de nódulo cístico na tireoide. Esses nódulos têm conteúdo líquido e são benignos, mas, por vezes, provocam sintomas desagradáveis ou um crescimento da glândula que é visível pelo pescoço.
Essa também é uma opção para nódulos que já foram esvaziados de outras formas anteriormente, mas recidivaram (ou seja, voltaram). É preciso frisar que o procedimento não serve para nódulos cujo conteúdo é sólido, visto que não é possível aspirá-lo. Além disso, ele só é indicado quando uma punção já confirmou anteriormente que o nódulo não é maligno.
Benefícios da alcoolização de nódulos de tireoide
A principal vantagem desse procedimento com relação à cirurgia é o fato dele ser bem menos invasivo. Por isso, ele pode, por exemplo, ser feito em consultórios e outros ambientes ambulatoriais, sem necessidade de internação.
Ele também dispensa a necessidade de anestesia geral e não deixa cicatriz, já que não há cortes, apenas a inserção de uma agulha. A recuperação do paciente, nesse caso, também é muito mais rápida, e há baixíssimos riscos de complicações ou lesões.
Como não é preciso remover total ou parcialmente a tireoide nesse procedimento, ele também evita o hipotireoidismo (produção baixa ou nula de hormônios tireoidianos) que acontece com a cirurgia. A alcoolização dos nódulos também costuma ser muito efetiva, com sucesso na maioria dos casos.
Em comparação com a cirurgia, o custo do procedimento também é mais baixo.
Se você suspeita ou recebeu o diagnóstico de um nódulo cístico na tireoide, entre em contato e agende uma consulta. A avaliação e tratamento precoce podem te trazer conforto, além de preservar a sua saúde.
Mais sobre alcoolização de nódulos de tireoide
A alcoolização de nódulo de tireoide dói?
A sensação durante o procedimento costuma ser de leve ardência ou pressão. Ela dura por alguns segundos apenas, e acontece durante a injeção do álcool. A maior parte dos pacientes tolera bem o procedimento, que é feito sob anestesia local, sem necessidade de sedação.
Precisa de anestesia para alcoolização de nódulo de tireoide?
A anestesia é, sim, recomendada, mas não a geral. Nesse procedimento, médicos utilizam anestesia local aplicada na pele para diminuir a sensibilidade durante a aspiração e a injeção de álcool. O nódulo em si não tem sensibilidade à dor e, portanto, o desconforto é mínimo.
A alcoolização de nódulo de tireoide pode ser feita na própria clínica?
Ao contrário da cirurgia, que requer um ambiente hospitalar e sedação, a alcoolização de nódulos pode ser feita em ambiente ambulatorial ou clínico. Isso agiliza a solução do problema e garante um tratamento sem cirurgia.




Meu nome é Luana. Entrei em contato com vcs antes, mas vi um procedimento no site e gostaria de saber informações. Tenho um nódulo predominantemente cístico e gostaria de saber a respeito da injeção de etanol.