Você já teve dificuldade de perder aqueles quilos extras? Já começou diversas dietas, mas não atingiu os resultados ou até atingiu, mas não conseguiu mantê-los?
A primeira coisa que você precisa entender é que essa dificuldade é mais comum do que você imagina. Isso porque nosso organismo não foi feito para perder peso. Pelo contrário, quanto mais peso ganhamos, mais o nosso corpo se adapta a esse novo peso e o enxerga como o seu peso ideal. E esse é o problema.
O esforço para perder peso
Toda vez que nos esforçamos para perder peso, ou seja, iniciamos uma dieta mais saudável, começamos atividade física, conseguimos perder um pouco. Após alguns dias, algumas semanas, o nosso corpo começa a desenvolver mecanismos para reduzir o metabolismo e aumentar a fome. Por isso, com o passar do tempo, fica muito difícil manter uma dieta tão restrita, manter o pique para fazer a atividade física com a mesma regularidade. E é no momento que a gente decide jogar tudo para o ar, que reganhamos o peso perdido e, algumas vezes, até ultrapassamos o peso máximo anterior.
Como um especialista pode te ajudar a perder peso?
Não estou querendo dizer que fazer dieta e atividade física não te trarão resultados. Pelo contrário, a mudança ou a melhora do seu estilo de vida são a base do tratamento e são completamente fundamentais. Mas, mantê-las a longo prazo nem sempre é fácil e, por essa razão, estar acompanhado por um especialista faz toda a diferença.
Hoje conseguimos compreender que obesidade é uma doença crônica como diabetes, hipertensão, alterações do colesterol e que merece um tratamento contínuo da mesma maneira. Aliás, sabemos que a obesidade leva a várias das doenças crônicas e tratá-la o quanto antes vai reduzir o risco de desenvolver outras doenças, além de melhorar a qualidade e a expectativa de vida.
Então, quais os próximos passos?
- Analise seu estilo de vida.
- Pontue melhoras que você pode fazer na sua alimentação.
- Comece a mudar.
Pequenas mudanças podem levar a uma grande diferença. Colocou o pé na jaca? Não precisa mergulhar de uma vez. Retire seu pé e siga em frente. Se você está sedentário, comece a se movimentar. Não precisa começar correndo 8km ao dia. Fazer uma caminhada bem feita algumas na semana já vai fazer muita diferença. E, por fim, procure um profissional para te acompanhar, te orientar e te apoiar nessa jornada.